quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Das ideias parvas que eu tenho...

Hoje de manhã, calhou em conversa pensar em investigação agrícola, mais concretamente no desenvolvimento de novas espécies agrícolas. Passados alguns minutos, pensei que Portugal, tendo uma abundância de micro-climas e tipos de terreno, seria um local ideal para ter uma indústria integrada deste tipo. Já sei que muita investigação sai das universidades, mas nos EUA, é normal as empresas privadas darem grants e doações às universidades em que o dinheiro é alocado a certos tipos de investigação.

O meu sogro, agora reformado, fazia investigação em relvas e, quando eu os visitava, passava algum tempo a ver que experiências ele tinha lá por casa: havia relvas que davam para vender cortadas em tapetes (o termo inglês é "sod"), outras que eram melhores para semente, etc. A Oklahoma State Univeristy onde eu me formei e ele trabalhou é uma das universidades líderes no desenvolvimento de relvas. Uma das relvas mais importantes das últimas décadas foi a Riviera, uma espécie de Bermudagrass que é tolerante ao frio, e foi inventada lá. É comercializada exclusivamente pela Johnson Seed Company em Enid, Oklahoma.

Para além de Portugal ter a vantagem dos micro-climas, também é um sítio onde o dinheiro estica porque é bastante eficiente em custo. Isto seria uma boa forma de obter financiamento adicional para instituições de ensino, formar jovens que fariam investigação aplicada e facilmente incorporada no mundo real, e talvez fomentar uma indústria de exportação de espécies agrícolas. Afinal, se a Holanda se especializou em bolbos e é possível comprá-los em qualquer parte do mundo, porque é que Portugal não se especializa em couves, alfaces, etc?

P.S. Não gozem comigo, a não ser que vocês sejam uns grandes pastéis de nata, porque, quando gozaram com o Álvaro, quem riu por último foi ele...

3 comentários:

  1. Eu não rio.
    E pergunto-lhe porque não volta para se dedicar à produção agrícola em nichos de mercado compensadores. Terreno, estou certo que não faltará. Há tanto terreno abandonado neste país!
    Capital, os banco dizem que não emprestam para investimento porque não lhe aparecem bons projectos.
    Vá lá ...saia da sua zona americana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha... Ainda preciso de mais capital. Mas já pensei que seria giro produzir amaranto e outros cereais antigos em Portugal. ;-)

      Eliminar
  2. Acho que Portugal tem crescido nessa área. Tem vários exemplos interessantes, Rita, públicos e privados.
    http://www.iniav.pt/
    http://www.fertiprado.pt/

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.